segunda-feira, 17 de julho de 2017

Açafrão-da-Índia com receita

Açafrão-da-Índia
Curcuma




. Como especiaria, o Açafrão da Índia ( Curcuma longa ), é amplamente utilizado a nível gastronómico, pela riqueza da sua cor e sabor aromático.
Porém, este condimento possui vários benefícios medicinais principalmente para o tratamento de 
estados inflamatórios.

. Vários estudos, demonstram que a riqueza do açafrão da índia em curcumina, exerce uma forte ação anti inflamatória e antioxidante, sendo particularmente benéfica no alívio de sintomas de, alergia e de intolerâncias alimentares.

. Alguns dos mecanismos envolvidos nestas ações, relacionam-se com o seu efeito atenuante da libertação de histamina, e com a regulação da resposta imunitaria, no trato gastrointestinal à presença de alergenios alimentares.

. Estas propriedades moduladoras dos níveis de inflamação e da resposta imunitaria no organismo,  demosntraram ainda, ser relevantes na redução do risco cardiovascular, no tratamento da osteoartrite   e na prevenção das doenças neuro-degenerativas, como a doença de Alzheimer,  e no combate ao Câncer.



RECEITA:

Batatas de Bombaim


INGREDIENTES PARA 4 PESSOAS:
  • 1 kg de batatas firmes bio
  • 2 colheres de sopa de ghee vegetal bio
  • 1 colher de chá de panch poran (mistura de especiarias)
  • 3 colheres de chá de açafrão-da-índia
  • 2 colheres de sopa de polpa de tomate
  • 300 ml de iogurte natural
  • Sal
  • Coentros, picados, para guarnecer
PREPARAÇÃO:

Coloque as batatas inteiras, numa grande panela, com água a ferver com sal, e deixe ferver, cozinhando depois em lume brando, até estarem cozidas, mas não muito tenras; o tempo depende do tamanho da batata, mas as de tamanho médio levam cerca de 15 minutos a cozer.
Aqueça o ghee numa frigideira em fogo médio,  e junte o panch poran, o açafrão-da-índia, a polpa de tomate, o iogurte e o sal. Deixe ferver, e cozinhe destapado durante 5 minutos.
Escorra as batatas e corte-as em 4 pedaços. Adicione as batatas à frigideira, tape e cozinhe brevemente. Transfira para uma caçarola à prova de calor, tape e leve ao forno previamente aquecido, a 180° C, durante 40 minutos, até as batatas estarem tenras e o molho um pouco espesso.
Salpique as batatas de Bombaim com coentros picados e sirva imediatamente.
Embora as batatas de Bombaim, sejam uma receita quase desconhecida na Índia, este prato é muito popular nas ementas dos restaurantes indianos, noutras partes do mundo. Esta receita de batatas de Bombaim é preparada com ghee, açafrão-da-índia, polpa de tomate e iogurte natural, além de panch poran que é uma mistura de especiarias e pode ser comprada em lojas asiáticas ou indianas ou feita por si a partir de quantidades iguais de sementes de cominho, sementes de funcho, sementes de mostarda, sementes de nigela e sementes de fenogrego. As batatas de Bombaim são um delicioso acompanhamento para os folhados de cogumelos.
BOM APETITE !!
O Câncer  e os alimentos


🍉🍓🍕
vidabiopositiva.blogspot.com
https://www.youtube.com/channel/UCCTS3lVwfwjRDJi1NuNloGQ
www.receitasvegetarianas.net

Sem comentários:

Enviar um comentário